24 de jun. de 2011

Aldeia de Xangô - Aldeia de Caboclos











Aldeia de Xangô
Aldeia de Caboclos

  
Procissão é um cortejo religioso realizado em marcha solene normalmente pelas ruas de uma cidade e carregando imagens e entoando rezas ou cânticos.

No catolicismo, normalmente acontecem em devoção a um santo (ou santos) ou à Santíssima Trindade, onde se faz transportar as imagens de Jesus Cristo, de Virgem Maria ou de santos pelas ruas da localidade em festa.


As procissões podem possuir um significado profundo para os fiéis e simboliza a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai. Para os participantes, seguir uma procissão é seguir Jesus que também andou em procissão rumo ao calvário onde teria conquistado a salvação de toda a humanidade.

Para os umbandistas essa sensação foi sentida e vivida intensamente na tarde de ontem no Clube da Mooca em São Paulo – SP. Pai Engels D’XANGÔ era o grande mestre de cerimônia e comandava com muita serenidade e muito emocionado a 7ª Homenagem, Louvação e Procissão ao Orixá Xangô. No fortalecimento a assistência cantava junto com o coral e embalados pelos toques dos Atabaqueiros da Escola de Curimba e Arte Umbandista Aldeia de Caboclos que eram regidos por Mãe Ivone D’OXUM.



A homenagem transcorreu em perfeita harmonia do inicio ao fim. Entre os presentes Sandra Matos - presidente da SOUESP, Pai Silvio e o Ogã Sandro Mattos - APEU, o erveiro e responsável pela defumação Adriano Camargo, Ogã Sandro Bernardes – Comunidade Espírita Vulcão de Oxalá, Ogã Juvenal, Ogunlade Iyá Ekedji, vereador Quito Formiga do Centro Espirita Perseverança entre outros.  
A grandeza na homenagem aumentava a todo instante. Todos os detalhes e prepartivos foram realizados forma minuciosas, tornando o feriado de ontem em uma bela tarde de inverno, pois o sol ilumivava e a energia que irradiava de todos aquecia.


Xangô, orixá ordenador da justiça, nosso grandiozo PAI. Fazei de nos um simbolo da sua força. Mostra sempre o caminho dos justos e concentra nosso pensamento para o bem. Não permita que sejamos acusados injustamente, mas se esse for o nosso destino, esteja sempre ao nosso lado, sustentando nossa gira e amparando principalmente os inocentes e os desavisados.







Kao Cabecile Xangô

Salve essa aldeia!







Arquivo do Espaço

O que tem no Espaço!

Ponto de Caboclo Flecheiro

Ponto de Caboclo Flecheiro

Ponto de Cabocla Jurema

Ponto de Cabocla Jurema