7 de jul. de 2014

Filme - Orixás retratados como super-heróis!



Sinopse 

O Orixá, deuses africanos da religião Santeria foram quase esquecido pela humanidade, que estão indo para a auto destruição. Somente deusa orixá Oya da mudança ainda está conectado ao Adesuwa, seu devoto dedicado. Junte-se a nós como ela vai em uma missão cabeça pisoteando para proteger os inocentes. 
Agora, um fanático torcida com uma ideia distorcida do Orixá quer provocar a queda da raça humana. 
Adesuwa deve encontrar 'a chave', uma jovem com potencial para abrir a porta entre a humanidade e Orixá. É dever Adesuwa para encontrá-la e mantê-la segura. 
A aventura se desenrola como adesuwa voltado para baixo uma variedade de adversários que tentam impedi-la de completar sua missão. Ela deve atingir profundamente sua ligação com Oya para detê-los. A viagem está apenas começando e o Sol Orixá vai subir!

Fonte: 



Noticia encaminhada por Marcelo Salvador


Saiba mais:




ORIXÁS SE TORNAM SUPER-HERÓIS EM FILME NIGERIANO


Estamos cansados de assistir filmes com referências ao panteão grego e nórdico, afinal, divindades como Zeus, Atena, Odin, Thor, entre outros povoam nosso imaginário. Presentes na cultura pop em geral, eles estão, também, na simbologia utilizada no comércio, nas artes, na academia, etc. Pois bem, o cinema nigueriano - Nollywood, o terceiro maior pólo de produção do mundo – decidiu contar a história dos orixás no cinema. Oya: Rise of the Orisha (Oya: A Ascensão dos Orishas) tem como subtítulo “A Nigerian Superhero Movie”, ou seja, a abordagem será a da cultura pop. O filme já tem trailer, que vocês podem ver aí embaixo, página oficial e no Facebook, também. Acredito que uma obra assim, merece ser assistida. Agora, é esperar para ver como será o lançamento, mas é legal ver que um panteão africano vai chegar ao cinema em uma leitura pop.


Gosto de ver essas notícias sobre a Nigéria que saem daquela mesmice da guerra santa movida por grupos islâmicos radicais contra cristãos e muçulmanos não-alinhados. Lembram da notícia das bonecas das rainhas africanas? Pois é... É péssimo que não saibamos mais sobre o cinema nigeriano, que as produções não cheguem para nós no Brasil. Agora, é fato que falar em orixás por aqui é falar de religiões que estão muito vivas, não que não existam pagãos e neo-pagãos que venerem o panteão grego e escandinavo, mas essas divindades européias foram domesticadas, digeridas e consideradas não ameaçadoras. Para a maioria, esses deuses estão mortos ou são obra da fantasia de culturas antigas. O que eu quero dizer com isso? 



Quando falamos de religiões afro no Brasil, mexemos no vespeiro da intolerância religiosa, da disputa territorial (*e econômica, de poder, e simbólica*) e do racismo. Vocês sabem que sou protestante/evangélica e para a maioria dos freqüentadores de igreja, ao contrário dos deuses nórdicos e gregos, as divindades africanas são demônios e estão muito vivas. Será que o brasileiro médio conseguiria assistir um filme sobre orixás como assiste ao filme do Thor, por exemplo? Conseguiria imaginá-los como seres superpoderosos e fascinantes? Realmente não sei... De resto, essa imagem belíssima de Oya aí embaixo não é do filme, mas de um ensaio fotográfico. Achei por acaso e a série completa está aqui



E para quem quer saber quem é Oyá, segue a definição da wikipedia: "Na Mitologia Yoruba, o nome Oyá provém do rio de mesmo nome na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade das águas como Oxum e Iemanjá, mas também é relacionada ao elemento ar, sendo uma das divindades que ao lado de Ayrá e Orixá Afefê controla os ventos. É conhecida também como Iansã. Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como a Orixá Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de erukerê especial chamado de Eruexim com o qual estaria protegida dos Eguns. Oyá é a terceira deusa de temperamento mais agressivo, sendo que a primeira é Opará e Obá é a segunda. O nome Iansã trata-se de um título que Oyá recebeu de Xangô que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer. Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer. Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades pedindo a ela que apazigue Xangô o Orixá dos trovões, raios e tempestades pedindo clemência." Ou seja, o filme será protagonizado por uma enfezada divindade feminina.



Fonte:



Arquivo do Espaço

O que tem no Espaço!

Ponto de Caboclo Flecheiro

Ponto de Caboclo Flecheiro

Ponto de Cabocla Jurema

Ponto de Cabocla Jurema